Questão
ID 99944Disciplina: Química
Assunto: Equação dos Gases Perfeitos
Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.
O gás natural veicular (GNV) contido em um tanque de armazenamento ocupa um volume gasoso de 15 m3 e está submetido à pressão de 20 MPa às 6 h, quando a temperatura ambiente, em equilíbrio térmico com o gás, é de 10 °C.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, considerando que todos os gases se comportem idealmente, que não haja processo de liquefação ou vaporização e que 0 K = −273 °C.
Se o referido GNV for totalmente transferido para outro botijão à mesma temperatura e, nesse novo botijão, a pressão final dos gases for de 30 MPa, então o volume gasoso desse novo botijão será de 10 m3.