Questão 998352

Artes · 2014

Questão

ID 998352

Disciplina: Artes

Assunto: Tendências Pedagógicas no Ensino de Artes

Ano: 2014 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de João Pessoa


Sobre o conceito de “método ativo” de educação musical, leia o fragmento a seguir.

“A experiência direta com a música a partir da vivência de diversos elementos musicais é o que caracteriza os métodos ativos de Educação Musical. Nesta perspectiva, o aluno participa ativamente dos processos musicais desenvolvidos em sala de aula, processos estes que oportunizam o contato com várias dimensões do fazer musical.”

Analise as seguintes atividades de aula de música para o 8º ano, segundo os critérios que sustentam o conceito de “método ativo”.

1. Os alunos improvisam com a voz, enquanto buscam explorar todas as possibilidades individuais de produção de sons e timbres, desde os mais inusitados, e observam os resultados de uma “organização” daqueles sons e efeitos quando executados em grupo.

2. Os alunos executam a batida rítmica, a notada no quadro pelo professor.

3. Os alunos dançam a coreografia criada pelo professor para a canção folclórica O Cravo brigou com a Rosa.

4. Os alunos cantam uma canção de sua livre escolha, enquanto experimentam construir e estabelecer um acompanhamento rítmico para ela, por meios exclusivamente corporais, tais como palmas, pés, bater com as mãos nas pernas, etc.

Assinale:

Alternativas da questão 998352
Pular para o conteúdo principal