Questão 998349

Artes · 2014

Questão

ID 998349

Disciplina: Artes

Assunto: Currículo

Ano: 2014 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de João Pessoa


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os processos de produção musical - Interpretação, Improvisação e Composição - a serem trabalhados no ensino fundamental, devem ter como meta o desenvolvimento da comunicação e da expressão em música.

Partindo deste conceito, analise os seguintes grupos de atividades, desenvolvidos para uma turma de 9º ano.

1. O grupo caminha pelos diferentes espaços da escola, identificando seus sons específicos e diferenciados, para, em seguida, voltar à sala de aula e descrever os vários ambientes sonoros (paisagens sonoras da escola) percebidos.

2. Os alunos desenvolvem, sob a orientação do professor, um arranjo vocal de uma canção popular brasileira previamente escolhida por eles, com ênfase na criação de contracantos como elementos a serem acrescentados à sua estrutura original.

3. Os alunos escutam alguns números de música tradicional japonesa e, depois de exporem suas impressões, devem buscar analisar os vários elementos sonoros que eles apresentam e identificar aqueles que os diferenciam da música popular ocidental.

4. Os alunos criam coletivamente uma letra de RAP, a princípio por meio de improvisação livre - ainda que obedecendo a uma temática previamente escolhida também em grupo. Depois do período de preparação, o grupo apresenta a sua nova criação, agora devidamente acompanhada por percussão rítmica (vocal e instrumental), durante um evento artístico na escola.

Assinale a alternativa que indica as atividades que contemplam os três processos de produção musical descritos nos PCNSs.

Alternativas da questão 998349
Pular para o conteúdo principal