Questão 969298

Legislação Estadual, Distrital e Municipal · 2021

Questão

ID 969298

Disciplina: Legislação Estadual, Distrital e Municipal

Assunto: Legislação sobre Educação Aplicada ao Município de Florianópolis

Ano: 2021 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Florianópolis


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base na Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010):

( ) É por meio da apropriação cultural mediada pelo outro, processada por intermédio das diversas interações, sejam estas realizadas de forma espontânea ou com um determinado propósito, que cada indivíduo desenvolverá as forças, as aptidões, as competências e as funções especificamente humanas; ou seja, as funções decorrentes do processo histórico de humanização.

( ) Ao longo da história humana, as novas gerações necessitam manter-se em relação com as demais, para que, por intermédio destas relações, desenvolvam suas funções psicológicas superiores.

( ) O processo de desenvolvimento psíquico da criança se realiza no processo do ensino e transmissão da experiência acumulada pelas gerações precedentes. É neste processo que a criança se apropria de valores, crenças e conhecimentos, pensamento e linguagem, constitutivos dos aspectos emocionais, cognitivos, psicológicos, sociológicos, dentre outros, de modo a se tornarem elementos significativos da conduta, da percepção, da linguagem, do pensamento e da consciência.

( ) Todas as crianças necessitam assimilar um determinado conjunto de habilidades físicas, intelectuais, linguísticas, sociais e artísticas, entre outras, tendo em vista que as aptidões humanas são inatas.

( ) Os processos educativos, consequentemente, recaem sobre o papel das mediações em suas mais diferentes formas. Isto requer a intervenção do professor, pois é função deste organizar o espaço interativo. É ele que carrega a responsabilidade pelo processo de aprendizagem e, em consequência, do desenvolvimento das crianças.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas da questão 969298
Pular para o conteúdo principal