Questão
ID 963158Disciplina: Educação Física
Assunto: Abordagens Pedagógicas da Educação Física
Ano: 2023 Banca: URI Santo Ângelo Órgão: Prefeitura Municipal de Entre - Ijuís
Em relação aos saberes a serem aprendidos na educação física escolar, as abordagens pedagógicas apresentam diferentes possibilidades sobre os conteúdos de aprendizagem e de ensino. Baseado em Darido (2008), que destaca a influência das tendências da Educação Física e implicações para os conteúdos escolares, analise as asserções I, II e III.
I. A abordagem Desenvolvimentista trata do conhecimento denominado de cultura corporal, que tem como temas o jogo, a ginástica, o esporte, a dança, a capoeira, entre outras temáticas relacionadas aos principais problemas sociais e políticos vivenciados pelos alunos.
II. A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) para o Ensino Fundamental ressalta a importância da articulação entre o aprender fazer, o saber por que está fazendo e como relacionar-se nesse fazer, explicitando as dimensões dos conteúdos.
III. A abordagem Construtivista apresenta o jogo enquanto conteúdo/estratégia, sendo considerado o principal modo de ensinar; é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois, enquanto joga ou brinca, a criança aprende.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.