Questão
ID 962978Disciplina: Enfermagem
Assunto: Diabetes Mellitus
Ano: 2023 Banca: URI Santo Ângelo Órgão: Prefeitura Municipal de Entre - Ijuís
Entre as complicações crônicas do diabetes mellitus (DM), as úlceras de pés (também conhecidas como pé diabético) e a amputação de extremidades são as mais graves e de maior impacto socioeconômico (BRASIL, 2013). A partir dessa afirmativa, torna-se fundamental a atuação da equipe de saúde na Atenção Básica, no sentido de avaliar os pés de adultos com DM e fazer a classificação do risco de complicações nas extremidades. A prevenção, por meio do exame frequente dos pés de pessoas com DM, realizado pelo médico ou pela enfermeira da Atenção Básica, é de vital importância para a redução das complicações. O estímulo ao autocuidado faz parte das ações de prevenção de úlcera e lesões nos pés. Portanto, o enfermeiro que atua na atenção básica deverá avaliar o potencial para o autocuidado e precisará observar alguns aspectos.
Nesse sentido, analise os itens a seguir em relação aos cuidados com os pés e, na sequência, marque a alternativa correta.
I. Avaliar o conhecimento do paciente sobre o diabetes e avaliar o conhecimento sobre os cuidados com os pés e as unhas (complicações agudas e crônicas de fácil identificação).
II. Avaliar o comportamento do paciente com relação aos seus pés e avaliar o cuidado executado pela pessoa.
III. Avaliar o apoio familiar no cuidado com os pés e avaliar as condições dos calçados e das palmilhas.