Questão
ID 95824Disciplina: Administração Geral
Assuntos: Processo de Desenvolver Pessoas, Treinamento, Desenvolvimento e Educação (T,D&E)
Ano: 2025 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Um ente público apresenta problemas na administração de pessoas: alta rotatividade de profissionais; ausência de uma política estruturada de capacitação e desenvolvimento; e desmotivação dos servidores, refletida na baixa adesão a programas internos, aumento de licenças por questões emocionais, falta de clareza nos critérios de progressão de carreira e ausência de feedback regular. Verifique as propostas apresentadas pela equipe gestora para resolver os problemas identificados e, com base nas práticas recomendadas de administração de pessoas, analise a adequabilidade delas.
I. Implantar programas de treinamento e capacitação contínua, com planejamento e cronograma alinhados às necessidades identificadas.
II. Contratar consultorias externas e realizar contratações de caráter temporário, visando à redução da rotatividade.
III. Criar um plano de cargos e salários que contemple progressão de carreira baseada em mérito e tempo de serviço.
IV. Realizar pesquisas regulares de clima organizacional para identificar e tratar problemas de desmotivação e insatisfação.
Está correto o que se afirma apenas em