Questão
ID 950346Disciplina: Medicina
Assunto: Epilepsia e Convulsões
Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas
Homem de 62 anos, com histórico de hipertensão e diabetes mellitus tipo 2, é admitido ao pronto-socorro após episódio convulsivo tônico-clônico generalizado que não cessou espontaneamente. No hospital, ele apresenta um novo episódio, seguido por estado de consciência alterada sem recuperação entre os eventos. Sua glicemia capilar está dentro dos limites normais. O paciente é diagnosticado com status epiléptico convulsivo. Após administração de 20 mg de diazepam intravenoso e dose de fenitoína (20 mg/kg), as crises persistem. O EEG confirma atividade ictal contínua. TC de crânio inicial a seguir.

(https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fradiopaedia. org%2Fcases%2Fnormal-ct-brain&psig=AOvVaw2r6xQdUHI-GJ_vfDIsQ9l0& ust=1734784743635000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CB QQjRxqFwoTCOidwPWutooDFQAAAAAdAAAAABAE)
Dada a progressão para status epiléptico refratário, a melhor próxima abordagem terapêutica é: