Questão 94883

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 94883

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Estrangeirismo

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


O português do século XVIII, tanto em Portugal quanto no Brasil, foi profundamente influenciado pelo Iluminismo e pela cultura francesa. Esse fenômeno, conhecido como galicismo ou francesismo, não se limitou ao léxico, mas também afetou a sintaxe e a fraseologia. Sobre o impacto do galicismo no português setecentista, analise as afirmativas:

I. No léxico, houve a introdução de um grande número de vocábulos franceses, especialmente nas áreas da moda, gastronomia, arte e administração (ex: 'moda', 'menu', 'guichê', 'detalhe').

II. Na sintaxe, a influência francesa reforçou o uso de construções com o pronome 'se' impessoal (ex: 'dança-se') e a utilização de locuções prepositivas como 'a fim de' e 'de acordo com'.

III. O Marquês de Pombal, em sua reforma educacional, combateu vigorosamente a influência francesa, promovendo um retorno ao purismo do século XVIII e proibindo o uso de galicismos nos documentos oficiais.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 94883
Pular para o conteúdo principal