Questão 944643

Medicina · 2012

Questão

ID 944643

Disciplina: Medicina

Assunto: Linfomas

Ano: 2012 Banca: CETRO - Cetro Concursos Públicos Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas


A Doença, ou Linfoma de Hodgkin, é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo. Ao diagnosticar a Doença de Hodgkin, ela é classificada (determina-se o tipo) e seu estágio é avaliado (é realizada uma pesquisa para saber se a doença se disseminou a partir do seu local de origem e em que intensidade). Esta informação é fundamental para estimar o prognóstico do paciente e selecionar o melhor tratamento. Tendo como base o estadiamento de Ann Arbor modificado por Cotswolds, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Estádio I.

( ) Envolvimento de duas ou mais regiões de linfonodos do mesmo lado do diafragma ou envolvimento contíguo de um sítio extranodal e sua região linfonodal com ou sem envolvimento de outras regiões linfonodais do mesmo lado do diafragma.

2. Estádio II.

( ) Envolvimento abdominal restrito ao abdome superior: baço, hilo esplênico, hilo celíaco ou linfonodos porto-hepáticos.

3. Estádio III.

( ) Envolvimento abdominal incluindo linfonodos para-aórticos, mesentéricos ou ilíacos, com ou sem comprometimento do abdome superior.

4. Estádio III1.

( ) Envolvimento de uma única região de linfonodos ou estrutura linfoide ou de um único sítio extralinfático.

5. Estádio III2.

( ) Envolvimento difuso ou disseminado de um ou mais sítios extranodais, com ou sem envolvimento linfonodal associado. Envolvimento do fígado ou da medula óssea enquadra-se nessa categoria.

6. Estádio IV.

( ) Envolvimento de regiões linfonodais de ambos os lados do diafragma que pode ser acompanhado de envolvimento de um sítio estranodal ou do baço.

Alternativas da questão 944643
Pular para o conteúdo principal