Questão
ID 94088Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Grafia Correta das Palavras
Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério da Saúde
No meio das massas, as mais supersticiosas idéias relacionadas com doenças — prevenção e tratamento — prevaleciam. Um observador estrangeiro depõe a esse respeito: “Antigas curas — dignas de Plínio — estão ainda em voga.” E refere-se — em exemplo — a “minhocas fritas vivas no azeite doce e aplicadas quentes como cataplasma”, que eram utilizadas no tratamento de males “comuns a brancos e pretos”. Figas de osso e pedaços de “pedra santa” eram também usados contra “mau-olhado” e doenças.
As superstições rompiam, por vezes, as paredes dos próprios hospitais e matavam ali inermes internados. Tanto Eubank como Radiguet contam a história de um doente do Hospital dos Lázaros — instituição no Rio de Janeiro para tratamento da lepra — que se submeteu à experiência terapêutica da mordida de cobra venenosa. A cobra foi trazida, mas tão repelentes eram as partes gangrenadas do homem que o réptil encolheu-se para não tocá-las. Então, o homem apertou a cobra, e por ela foi mordido, morrendo em vinte e quatro horas.
É de abismar a condição miserável deimundícieem que os brasileiros toleravam viver nas cidades, na década de 50 do século XIX. Era terrível, em algumas ruas, a fedentina. Em todas as cidades do Império, a remoção do lixo, das coisas podres, dos excrementos humanos fazia-se de maneira, ao mesmo tempo, mais primitiva e mais pitoresca. Essas imundícies eram colocadas em pipas ou barris, chamadostigres,e carregadas às cabeças dos escravos, que as despejavam nos rios, nas praias e nos becos (matos). Essa remoção geralmente era feita depois que os sinos da igreja tocavam “dez horas”. Em Pernambuco, os tigres eram derramados, pelos escravos, das pontes, nos rios Capiberibe e Beberibe.
Dada a inexistência de encanamento para fazer a drenagem, tornava-se impossível a distribuição de água nas casas. O sistema de suprimento de água às populações urbanas era o do chafariz. A velha e, na Europa, já arcaica fonte pública. Os brasileiros faziam livre uso da água, realizando em limpeza pessoal o que tão dolorosamente faltava em higiene pública.
Gilberto Freyre.Vida social no Brasil nos meados do século XIX.Trad. do orig. inglês: Waldemar Valente. 2.ª ed. rev. e pref. pelo autor. Rio de Janeiro: Artenova S. A.; Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1977, p. 106; 108-9 (com adaptações).
Considerando as idéias e as estruturas lingüísticas do texto ao lado, julgue os itens seguintes.
De acordo com o padrão da língua portuguesa, são variantes da palavra "imundície" as seguintes formas: imundice e imundícia.