Questão
ID 92350Disciplina: Física
Assuntos: Dinâmica dos Movimentos Curvos (Força Centrípeta), Força de Atrito e Plano Inclinado, Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Ano: 2024 Banca: ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Teresina de Goiás
Em um parque de diversões, as crianças divertem-se em um brinquedo em que elas escorregam por uma pista e caem na piscina, conforme a figura 2 abaixo:

Considerando que, para uma criança de 50kg, a pista oferece uma força de atrito de módulo constante dado por f= 273N e que do ponto O ao ponto P tem-se um arco de circunferência de raio r=1m, a velocidade horizontal v que a criança deve ter no ponto O, para perder o contato exatamente no ponto P, deve ter módulo de