Questão 921842

Fonoaudiologia · 2004

Questão

ID 921842

Disciplina: Fonoaudiologia

Assunto: Gagueira na Infância

Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria Municipal de Administração de Aracaju


Na atuação com crianças com gagueira, as pesquisas têm mostrado que freqüentemente os familiares apresentam atitudes inadequadas frente às disfluências das crianças, apesar de não serem a causa do problema. A preocupação, a dúvida a respeito do problema e a vontade de ajudar, aliadas à falta de conhecimento acerca da fluência e da gagueira geram freqüentemente comportamentos e atitudes inadequados, que tendem a manter e agravar o quadro. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.



O comportamento constrangedor ou a ansiedade visível da mãe em relação aos episódios iniciais da gagueira infantil é uma circunstância desfavorável à fluência. Intervenções autoritárias e inoportunas dos pais em relação às disfluências aumentam a dificuldade, gerando ansiedade nas crianças.

Alternativas da questão 921842
Pular para o conteúdo principal