Questão
ID 91512Disciplina: Filosofia
Assunto: Friedrich Nietzsche
Ano: 2023 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
(…) necessitamos de uma crítica dos valores morais, o próprio valor desses valores deverá ser colocado em questão — para isto, é necessário um conhecimento das condições e circunstâncias nas quais nasceram, sob as quais se desenvolveram e se modificaram (moral como consequência, como sintoma, máscara, tartufice, doença, mal-entendido; mas também moral como causa, medicamento, estimulante, inibição, veneno), um conhecimento tal como até hoje nunca existiu nem foi desejado.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Disponível em: <https://aletp.com.br/wp-content/uploads/2017/12/nietzsche-genealogia-da-moral.pdf, p. 4>. Acesso em: 3 nov. 2023.
Quanto à crítica dos valores morais proposta por Nietzsche, julgue (C ou E) os itens a seguir.
Para Nietzsche, a moral tradicional gera saúde; ela é sinônimo de força porque supervaloriza os instintos. A maior expressão dessa moral encontra-se na filosofia platônica.