Questão 89829

Educação Física · 2025

Questão

ID 89829

Disciplina: Educação Física

Assuntos: Abordagens Pedagógicas da Educação Física, Teoria Histórico-cultural de Vygotsky

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


A teoria sociocultural de Lev Vygotsky, embora desenvolvida no início do século XX, oferece uma lente teórica robusta para a análise das práticas pedagógicas na Educação Física contemporânea, especialmente no que tange ao desenvolvimento social. Vygotsky postula que o desenvolvimento cognitivo e social é intrinsecamente mediado pela interação com outros indivíduos e com os artefatos culturais de uma sociedade. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito central, representando a lacuna entre o que um aprendiz pode fazer de forma independente e o que ele pode alcançar com a orientação de um 'outro mais conhecedor'. Em uma aula de Educação Física, esse 'outro' pode ser o professor, um colega mais habilidoso ou até mesmo as regras de um jogo que estruturam a interação.

Considerando a aplicação complexa da teoria vygotskiana no contexto da Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir:

I. A utilização de jogos cooperativos, em detrimento dos competitivos, não é a única aplicação direta do conceito de ZDP, pois elimina a hierarquia de habilidade e promove a interação social mediada pela colaboração mútua para um objetivo comum.

II. Ao estruturar uma atividade em que alunos com diferentes níveis de habilidade motora trabalham em conjunto para resolver um desafio (e.g., construir uma coreografia), o professor está criando andaimes sociais que permitem aos menos habilidosos operar dentro de sua ZDP, auxiliados pelos pares.

III. A internalização das regras de um esporte coletivo, como o handebol, representa um processo de apropriação de um instrumento cultural que, segundo Vygotsky, medeia não apenas a ação motora, mas também a interação social e a regulação do comportamento do grupo durante o jogo.

IV. A teoria de Vygotsky sugere que a avaliação do desenvolvimento social não deve focar-se exclusivamente nos resultados observáveis das interações, desconsiderando os processos de mediação e o desenvolvimento potencial (a ZDP), pois estes não são empiricamente mensuráveis no ambiente dinâmico da quadra.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas da questão 89829
Pular para o conteúdo principal