Questão
ID 89562Disciplina: Física
Assuntos: Movimento Circular Uniformemente Variado (MCUV), Relatividade
Ano: 2014 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Para auxiliar seus alunos a reconhecer os padrões que são encontrados na Física de Partículas, um professor lhes apresenta uma imagem que mostra as trajetórias das partículas em uma câmara de bolhas durante o decaimento de um nêutron (E0=939,6 MeV) livre através da produção de um próton (E0=938,3 MeV), um elétron (E0=0,511 MeV) e um antineutrino (E0=1×10−7 MeV), de acordo com a reação
. Na câmara de bolhas, existe um campo magnético uniforme de intensidade 5×10−2T, perpendicular ao plano do papel e no sentido de fora para dentro deste.

O professor comenta que a imagem revela um nêutron inicialmente em repouso e a ausência de rastros deixados pelo antineutrino na câmara de bolhas. Por fim, solicitando que seus alunos considerem, por simplificação, que o nêutron livre decai produzindo um próton e um elétron, apenas, o professor lhes pediu que fizessem inferências qualitativas e quantitativas a respeito do fenômeno.
Considerando que a energia total relativística é dada por
, em que p é o momento linear, c é a velocidade da luz, m é a massa, e que
, em que v é a velocidade da partícula, conclui-se que