Questão 875590

Farmácia · 2013

Questão

ID 875590

Disciplina: Farmácia

Assuntos: Metais Tóxicos, Pesticidas e Micotoxinas

Ano: 2013 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro


De acordo com o Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), em 2010, foram registrados 10.349 casos de intoxicação humana por agrotóxicos de uso agrícola e doméstico, incluindo também os raticidas. Este número, entretanto, pode ser bem maior se forem considerados os possíveis casos não notificados. Analise as afirmativas e marque a alternativa verdadeira.

I. Muitos dos raticidas tiveram seu uso proscrito devido à sua alta toxicidade, dentre eles o aldicarb, um inibidor da colinesterase e o fluoroacetato de sódio que, através do seu metabólito fluorocitrato, inibe a enzima aconitase mitocondrial.

II. O paraquat, uma das substâncias mais tóxicas dentre os herbicidas, é bem absorvido por vias digestiva, dérmica e inalatória, atingindo rapidamente altos níveis séricos.

III. O brodifacum e o difenacum pertencem à classe das 4- hidroxicumarinas, raticidas anticoagulantes de ação prolongada e alta potência.

IV. O DDT, um pesticida organoclorado, e seus metabólitos o DDE e ppDDE, distribuim-se por todos os tecidos e depositam-se em maiores proporções no tecido adiposo.

Das afirmações acima são corretas, somente:

Alternativas da questão 875590
Pular para o conteúdo principal