Questão 875042

Veterinária · 2009

Questão

ID 875042

Disciplina: Veterinária

Assuntos: Intoxicações, Pesticidas e Envenenamento

Ano: 2009 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro


Em um acidente, aproximadamente 1.000 litros de um efluente industrial, contendo metais pesados e outras substâncias tóxicas, vazaram e atingiram um curso hídrico que abastece algumas granjas de criação de suínos. Os animais consumiram a água contaminada por alguns dias, adoeceram e muitos evoluíram para o óbito. Verificou-se que os animais das granjas mais próximas do ponto de vazamento, cuja água continha maiores teores de materiais tóxicos, apresentaram quadros clínicos mais graves e maior mortalidade do que o observado entre os leitões que recebiam água captada a uma maior distância do ponto de contaminação.

Com relação ao caso apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A intensidade crescente dos efeitos adversos, em decorrência da exposição a concentrações mais elevadas dos poluentes, é denominada Relação Dose-Efeito.

II. A maior gravidade da sintomatologia entre os leitões que ingeriram maiores concentrações dos poluentes (das granjas mais próximas) é denominada Relação Dose- Resposta.

III. A proporção de leitões que manifestam efeitos deletérios devido à exposição aos poluentes é denominada Relação Dose-Resposta.

Assinale:

Alternativas da questão 875042
Pular para o conteúdo principal