Questão
ID 86581Disciplina: Biomedicina
Assunto: Doença de Chagas
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
Analise as seguintes afirmativas sobre a transmissão congênita da Doença de Chagas e o diagnóstico em recém-nascidos de mães chagásicas.
I. A pesquisa direta do T. cruzi por métodos parasitológicos, como o micro-hematócrito, no sangue do cordão umbilical ao nascimento é o método de escolha para o diagnóstico definitivo da infecção congênita, dada a alta parasitemia esperada nesses casos.
II. A detecção de anticorpos IgG anti-T. cruzi no sangue do recém-nascido não confirma a infecção, pois esses anticorpos podem ser de origem materna, transferidos passivamente pela placenta. O diagnóstico sorológico só pode ser confirmado após os 9 meses de idade, quando se espera o desaparecimento dos anticorpos maternos.
III. A reação em cadeia da polimerase (PCR) em amostras de sangue periférico do neonato apresenta alta especificidade, mas sua sensibilidade pode ser variável. Um resultado de PCR positivo é altamente sugestivo de infecção, mas um resultado negativo não a exclui, sendo necessária a repetição do teste e o acompanhamento sorológico.
IV. A presença de anticorpos IgM anti-T. cruzi no recém-nascido é um marcador definitivo de infecção congênita, pois a molécula de IgM não atravessa a barreira placentária, indicando produção fetal/neonatal.
Estão corretas apenas as afirmativas: