Questão 862958

Física · 2008

Questão

ID 862958

Disciplina: Física

Assunto: Princípio de Pascal

Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.


As figuras I e II, acima, ilustram o denominado manômetro de Bourdon, que consiste em um tubo oco, no formato de um arco de circunferência, fechado em uma das extremidades e com a outra extremidade livre para ser conectada à tubulação cuja pressão se deseja medir. O aumento da pressão no interior do tubo aumenta o raio de curvatura do tubo, e esse pequeno movimento é ampliado por meio de um sistema de alavanca e engrenagem para mover o ponteiro indicador da pressão. O manômetro mostrado na figura I tem a escala graduada em kgf/cm 2

A partir das informações apresentadas e considerando que a densidade da água seja igual a 1.000 kg/m 3 , julgue os itens seguintes, a respeito de aspectos de hidrostática e hidrodinâmica.



Considere que, na tubulação de um circuito hidráulico que percorre vários andares de uma refinaria, exista um líquido sob pressão. Nessa situação, a pressão do líquido medida por meio de um manômetro é a mesma em qualquer ponto da tubulação, haja vista que a pressão hidrostática se distribui igualmente por todo o circuito.

Alternativas da questão 862958
Pular para o conteúdo principal