Questão
ID 84801Disciplina: Artes
Assuntos: Intervenção, Performance e Instalação, Movimento Feminista
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
A segunda onda do feminismo, nos anos 1960 e 1970, cunhou o lema 'o pessoal é político', que teve um impacto profundo na arte feminista. Esse lema validou as experiências subjetivas e cotidianas das mulheres como temas legítimos e importantes para a investigação artística e a crítica social. Analise as seguintes manifestações artísticas à luz desse princípio.
I. O uso do próprio corpo como suporte e tema na performance e na body art, explorando questões de identidade, sexualidade e violência.
II. A criação de obras que abordam o trabalho doméstico, a maternidade e as relações interpessoais, tradicionalmente relegados à esfera privada e considerados 'não-artísticos'.
III. A produção de arte exclusivamente abstrata e geométrica, com o objetivo de evitar qualquer referência à experiência pessoal e subjetiva.
Quais manifestações estão alinhadas com o princípio de que 'o pessoal é político'?