Questão 841502

Enfermagem · 2006

Questão

ID 841502

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Choque Hipovolêmico

Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público do Estado do Tocantins


Um homem, com 63 anos de idade, deu entrada em um pronto-socorro apresentando hematêmese e melena associadas a agitação intensa, dispnéia e extremidades frias e úmidas. Fazia uso regular de ácido acetilsalicílico (AAS) devido a quadro de acidente vascular cerebral leve há um ano. O exame físico revelou pressão arterial sistólica de 95 mmHg com freqüência cardíaca de 104 batimentos por minuto. Apresentava alterações hemodinâmicas ortostáticas –— queda de 10 mmHg da pressão sistólica e elevação da freqüência cardíaca quando o paciente era mobilizado da posição supina para a sentada.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.



Os achados apresentados são indicativos de gravidade e sugerem perda importante de volume circulatório com indicação de reposição volêmica urgente.

Alternativas da questão 841502
Pular para o conteúdo principal