Questão 827159

Geografia · 2025

Questão

ID 827159

Disciplina: Geografia

Assunto: Fenômenos Climáticos

Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Ministério Público do Estado de São Paulo


Leia o texto a seguir:

Área de encontro dos ventos alísios de sudeste, provenientes do Hemisfério Sul, com os ventos alísios de nordeste, originados no Hemisfério Norte, caracterizada por intensa atividade convectiva. Esse sistema atmosférico pode atuar de forma indireta no norte do Brasil de duas maneiras: por meio de aglomerados convectivos que se formam ao longo de sua faixa e se propagam para oeste, atingindo a Bacia Amazônica; e pela interação dos ventos alísios com a circulação da brisa marítima, que favorece a formação de linhas de instabilidade que avançam para o interior do continente, regenerando-se durante o deslocamento e, em muitos casos, alcançando a Cordilheira dos Andes.

(Michelle Simões Reboita et al. “Regimes de precipitação na américa do sul: uma revisão bibliográfica”. In: Revista brasileira de meteorologia. Adaptado).

O texto refere-se

Alternativas da questão 827159
Pular para o conteúdo principal