Questão 814388

Medicina · 2025

Questão

ID 814388

Disciplina: Medicina

Assunto: Psicopatologia

Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Ministério Público da União


A cognição é um composto de atenção, orientação, memória, linguagem, habilidade visual-espacial e função executiva. Tanto o delirium quanto a demência afetam a cognição, mas de formas muito diferentes.

A primeira etapa na avaliação dos pacientes que se apresentam ao pronto-socorro com um distúrbio neurocomportamental consiste em se determinar se esse estado representa delirium ou demência por meio da obtenção de um histórico cuidadoso do paciente (quando possível com o próprio, com membros da família e cuidadores) empregando ferramentas de triagem para confusão mental e avaliações cognitivas para demência.

Sobre o quadro de delirium, analise as afirmativas a seguir

I. Cursa com outros distúrbios da cognição, como na memória, desorientação, linguagem, capacidade visual e espacial ou percepção.

II. O distúrbio se desenvolve num período de tempo curto, constitui uma alteração relativa à atenção e à consciência basais e ocorre de forma linear em intensidade durante o dia.

III. Os distúrbios não são explicados de maneira melhor por outro transtorno neurocognitivo preexistente, estabelecido ou em evolução, e não ocorrem no contexto de um coma.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 814388
Pular para o conteúdo principal