Questão 807033

Raciocínio Lógico · 2008

Questão

ID 807033

Disciplina: Raciocínio Lógico

Assunto: Negação da Proposição Conjuntiva

Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério das Relações Exteriores


Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V -, ou falsas - F -, mas não cabem a elas ambos os julgamentos.

As proposições simples são freqüentemente simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, e as proposições compostas são conexões de proposições simples.

Uma expressão da forma AB é uma proposição composta que tem valor lógico V quando A e B forem ambas V e, nos demais casos, será F, e é lida "A e B".

A expressão ¬A, "não A", tem valor lógico F se A for V, e valor lógico V se A for F.

 A expressão A V B, lida como "A ou B", tem valor lógico F se ambas as proposições A e B forem F; nos demais casos, é V.

A expressão - tem valor lógico F se A for V e B for F. Nos demais casos, será V, e tem, entre outras, as seguintes leituras: "se A então B", "A é condição suficiente para B", "B é condição necessária para A".

Uma argumentação lógica correta consiste de uma seqüência de proposições em que algumas são premissas, isto é, são verdadeiras por hipótese, e as outras, as conclusões, são obrigatoriamente verdadeiras por conseqüência das premissas.

Considerando as informações acima, julgue os itens de 71 a 80.



Sabe-se que as proposições ¬(AB) e (¬A)V(¬B) têm os mesmos valores lógicos para todas as possíveis valorações de A e de B. Então a negação da proposição "O Brasil possui embaixada em Abu Dhabi e não em Marrocos" pode ser simbolizada da forma (¬A)VB.

Alternativas da questão 807033
Pular para o conteúdo principal