Questão
ID 807032Disciplina: Raciocínio Lógico
Assunto: Conclusões
Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério das Relações Exteriores
As proposições simples são freqüentemente simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, e as proposições compostas são conexões de proposições simples.
Uma expressão da forma A
B é uma proposição composta que tem valor lógico V quando A e B forem ambas V e, nos demais casos, será F, e é lida "A e B".
A expressão ¬A, "não A", tem valor lógico F se A for V, e valor lógico V se A for F.
A expressão A V B, lida como "A ou B", tem valor lógico F se ambas as proposições A e B forem F; nos demais casos, é V.
A expressão - tem valor lógico F se A for V e B for F. Nos demais casos, será V, e tem, entre outras, as seguintes leituras: "se A então B", "A é condição suficiente para B", "B é condição necessária para A".
Uma argumentação lógica correta consiste de uma seqüência de proposições em que algumas são premissas, isto é, são verdadeiras por hipótese, e as outras, as conclusões, são obrigatoriamente verdadeiras por conseqüência das premissas.
Considerando as informações acima, julgue os itens de 71 a 80.Considere como premissas as seguintes proposições:
- "Ou o candidato é brasileiro nato ou o candidato não pode se inscrever no concurso para ingresso na carreira diplomática."
- "O candidato não pode inscrever-se no concurso para ingresso na carreira diplomática." Nesse caso, obtém-se uma argumentação lógica correta se for apresentada como conclusão a proposição: "O candidato não é brasileiro nato."