Questão
ID 806583Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Ordenação de Parágrafos
Ano: 2002 Banca: ESAF - Escola de Administração Fazendária Órgão: Ministério das Relações Exteriores
Marque, em cada item, o período que dá início ao respectivo texto de forma coesa e coerente. Depois, escolha a seqüência correta.
A) Os Estados Unidos e a União Soviética assenhorearam- se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só foi abalado no final da década de 60 e início da década de 70.
(X) O curso de duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de 1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia de dois gigantes sobre o mundo.
(Y) As dimensões estratégicas, militares e ideológicas do referido condomínio passaram, naquelas circunstâncias, a não mais corresponder aos desdobramentos econômicos e sociais provocados pelo renascimento europeu, pela retomada do desenvolvimento japonês, pela explosão afro-asiática e pelos caminhos ambivalentes da América Latina.
B) Embora alguns autores busquem raízes mais remotas, na Revolução Bolchevique, no cercamento internacional da Rússia nos primeiros anos da Revolução e no “cordão sanitário” entre as guerras, esse epifenômeno da nova ordem internacional que substituiu o jogo da hegemonia coletiva da Europa sobre as relações internacionais, foi criado em meados da década de quarenta.
(X) A ordem internacional da Guerra Fria teve origem no seio da Segunda Guerra Mundial.
(Y) Os soviéticos, objeto da pregação apocalíptica que levara Churchill aos Estados Unidos em 1946 em seu périplo de convocação para aquela cruzada civilizatória contra o comunismo, não eram as hordas “vermelhas” prontas a expandir seus tentáculos sobre o Ocidente.
C) O multilateralismo econômico, uma necessidade que se impunha aos norte-americanos diante da iminência da crise da produção industrial e da recessão que elevara a população de desempregados de cerca de 2,5 milhões para 8 milhões desde o final de 1945, só seria possível com uma política de poder verdadeiramente mundial.
(X) O impulso desenvolvimentista norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial fora preservado ao final desta com intuito de manter os níveis produtivos anteriores.
(Y) Havia algo subjacente à efervescência política da Guerra Fria nos Estados Unidos nos últimos anos da década de 1940.
D) Expressão estratégica da febre anticomunista das lideranças daquele país, a OTAN foi proposta por Truman para agrupar 12 nações ocidentais em torno de um pacto de defesa contra possíveis agressões militares soviéticas.
(X) Finalmente, o desdobramento militar da liderança ocidental norte-americana na Guerra Fria foi a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN, em 4 de abril de 1949.
(Y) Depois de intensos debates no Senado, a criação da OTAN foi aceita pelo Congresso em julho do mesmo ano.
E) A exaustão soviética no final da Segunda Guerra, especialmente com a perda de vinte milhões de pessoas, havia reduzido a força militar ao número ainda significativo de três milhões de homens em armas.
(X) Por isso não só a União Soviética, mas também a Polônia e a Tchecoslováquia deixariam de receber os dividendos das reparações.
(Y) Os dados da corrida militarista na Europa Oriental são claros.
(Baseado em José Flávio Sombra Saraiva)