Questão
ID 761565Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Hipérbole
Ano: 2017 Banca: EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica Órgão: Ministério da Defesa - Aeronáutica
Relacione as colunas quanto à classificação das figuras de linguagem presentes nos trechos destacados. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – hipérbole
2 – antítese
3 – metonímia
4 – eufemismo
( ) “O sonho de um céu e de um mar/ E de uma vida perigosa/Trocando o amargo pelo mel/E as cinzas pelas rosas.”
( ) “Senhora, partem tão tristes/Meus olhos por vós (...)/tão tristes, tão saudosos,/tão doentes da partida,/tão cansados, tão chorosos/da morte mais desejosos/ cem mil vezes que da vida”.
( ) “Sobre um mar de rosas que arde/Em ondas fulvas, distante, Erram meus olhos, diamantes,/Como a nau dentro da tarde”.
( ) “Às vezes tenho que concordar com a ideia de que meu filho não atingiu o índice normal de aproveitamento para meninos de sua idade”.