Questão 760408

Língua Portuguesa · 2018

Questão

ID 760408

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Vírgula

Ano: 2018 Banca: CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação Órgão: Ministério da Defesa - Aeronáutica


Instruções: Para responder às questões (17) e (18), leia o fragmento a seguir.

“Em todo cabeleireiro talvez haja a vocação frustrada de um dentista; conheci mesmo um que deixou a tesoura, em Belo Horizonte, e foi ganhar a vida com um boticão em Montes Claros.

É verdade que no dentista, pelo fato muito explicável de estarmos de boca aberta, não precisamos responder a nenhuma daquelas perguntas que no barbeiro geram sempre a mais cacete das conversas sem futuro. Mas é verdade também que o simples aparato de brocas e ferramentas já nos sugere a humilhação de uma dor transcendente a toda anestesia e nos faz desejar as dentaduras duplas que Carlos Drummond de Andrade cantou.”

(SABINO, Fernando. “Dor de dente”. In: Livro aberto. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.39-40).



Com relação à pontuação do trecho acima, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Está incorreto o emprego do ponto e vírgula no texto.

( ) É correto colocar-se vírgula apenas depois do vocábulo “também”.

( ) A vírgula depois da palavra “Belo Horizonte” foi empregada incorretamente.

( ) A vírgula depois da expressão adverbial “no dentista” está adequada.

( ) É correto colocar-se vírgula depois da expressão “Em todo cabeleireiro”.

Alternativas da questão 760408
Pular para o conteúdo principal