Questão 759889

Medicina · 2019

Questão

ID 759889

Disciplina: Medicina

Assunto: Lúpus Eritematoso Cutâneo

Ano: 2019 Banca: CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação Órgão: Ministério da Defesa - Aeronáutica


Instruções: As questões de 33 a 35 se referem ao caso clínico a seguir.

Paciente masculino, 35 anos, com quadro de descamação em joelhos e cotovelos há 10 anos. Nunca se importou com o quadro clínico, porém há 6 meses apresentou piora importante das lesões de pele, após trauma emocional. Ao exame: placas eritemato-descamativas bem delimitadas, com distribuição nos joelhos, cotovelos e nuca. O paciente é hipertenso e iniciou, há 1 ano, o uso de propranolol 40mg ao dia. Além disso, faz uso regular de bebidas alcoólicas e o médico clínico geral já o orientou a interromper, pois estava com ‘cirrose’.



A expressão “lúpus eritematoso cutâneo” é aplicada a pacientes com lesões cutâneas produzidas pelo lúpus eritematoso, independentemente de o comprometimento ser exclusivamente cutâneo ou parte de uma doença sistêmica.

A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.

I. O lúpus eritematoso cutâneo crônico (LECC) é mais comum em homens, apresentando pico de incidência na segunda década.

II. A forma de LECC mais comum é o lúpus eritematoso discoide localizado (LEDL).

III. Os locais mais acometidos de LEDL são o couro cabeludo, o pavilhão auricular, a região torácica anterior e a porção superior dos braços.

IV. O lúpus eritematoso cutâneo subagudo (LESA), clínica e histologicamente, situa-se entre a forma mais agressiva, com tendência cicatricial.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas da questão 759889
Pular para o conteúdo principal