Questão 747292

Comunicação Social · 2004

Questão

ID 747292

Disciplina: Comunicação Social

Assunto: Jornalismo Científico

Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações


Os jornais deveriam analisar a relação entre prioridades em C&T e as políticas públicas e debater a política brasileira de C&T em sua relação com o desenvolvimento econômico, social e cultural do país. Questões como inovação científica, relação entre universidade e empresa e a situação da pesquisa (e dos institutos de pesquisa) no Brasil são pautas importantes e deveriam ser incorporadas ao dia-a-dia dos jornais.

Wilson da Costa Bueno. Ciência e opinião. A presença da ciência e da tecnologia nas páginas de opinião dos jornais brasileiros. Internet: (com adaptações).

Com base na opinião do autor do texto acima e com relação à cobertura dos temas científicos pela imprensa, julgue os itens a seguir.



Divulgação científica se destina ao chamado público leigo, com a intenção de democratizar as informações (pesquisas, inovações, conceitos de ciência e tecnologia), mas não pode ser considerada como jornalismo.

Alternativas da questão 747292
Pular para o conteúdo principal