Questão 747270

Comunicação Social · 2004

Questão

ID 747270

Disciplina: Comunicação Social

Assuntos: Decretos Nº 52.795/1963, Nº 4.438/2002 e Nº 7.670/2012 - Regulamentam os Serviços de Radiodifusão

Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações


A oligopolização das mídias insere-se no painel de forte concentração de comandos estratégicos e de mundialização de conteúdos, mercadorias e serviços, facilitada pelas desregulamentações, pela supressão de barreiras fiscais, pela acumulação de capital nos países industrializados, pela deslocalização geográfica das bases de produção e, evidentemente, por redes tecnológicas de múltiplos usos.

Denis de Moraes. In: Planeta Mídia. Campo Grande: Letra Livre, 1998. p.59 (com adaptações).

O texto sintetiza o cenário da mídia globalizada. Esse fenômeno, no entanto, não é tão recente, conforme se percebe ao se analisar a própria história dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. A partir desses enfoques, julgue os itens a seguir.



O princípio no qual se baseia a legislação da radiodifusão no Brasil é o chamado trusteeship model que, apoiado no dado técnico de que o espectro eletromagnético é limitado, atribui ao Estado o dever de regular o seu uso no interesse público.

Alternativas da questão 747270
Pular para o conteúdo principal