Questão
ID 721333Disciplina: Economia e Finanças
Assunto: Função de Produção e Produtividade Marginal
Ano: 2010 Banca: FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt Órgão: Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo
Sejam PL e PK os preços do trabalho (L) e do capital ( K ) , respectivamente , e que CT = PL.L + PK.K representa o orçamento de custos que a firma tem disponível para gastar na compra dos dois insumos – L e K. Ao mesmo tempo, seja Q + 20L + 65K - 0,5L2 - 0,5K2 a função de produção desta firma. Sabe-se que esta firma deseja determinar a forma mais eficiente pela qual pode-se alocar o orçamento na contratação de capital e trabalho, de forma a maximizar a quantidade produzida (Q) sujeita à restrição de que o dispêndio total deve ser igual ao CT.
Sabendo-se que CT = \$ 2.200; PL = \$ 20,00; PK = \$ 50,00, e diante de tais informações, os valores de K e L que irão fazer com que Q seja máxima, são: