Questão
ID 709539Disciplina: Farmácia
Assunto: Farmacologia dos Anestésicos (Locais e Gerais)
Ano: 2020 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília
A seguir, são apresentadas as concentrações, permeadas através da pele, de um fármaco anestésico liberado a partir de um patch transdérmico de iontoforese (liberação sob demanda) em comparação com um patch transdérmico convencional. O gráfico apresenta os dados coletados após três acionamentos da corrente elétrica, a qual é mantida por aproximadamente 25 minutos. As regiões grifadas do gráfico se referem aos intervalos nos quais foi aplicada a iontoforese. O efeito do fármaco é dependente da concentração, sendo suficientes 2 ng/cm2 permeados para o início do efeito.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
O patch de iontoforese não é seguro para promover a permeação de fármacos com janela terapêutica estreita, pois não é possível controlar a quantidade permeada.