Questão 706916

Medicina · 2017

Questão

ID 706916

Disciplina: Medicina

Assuntos: Fibrose Hepática, Cirrose e Ascite

Ano: 2017 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


Paciente do sexo feminino, de trinta e cinco anos de idade, com baixa condição socioeconômica, habitante de moradia sem saneamento básico adequado, vinha evoluindo havia dez dias com anorexia, dor no quadrante superior direito do abdome, febre, adinamia e diarreia. Ao ter sido admitida no serviço de pronto-socorro, realizou exames laboratoriais e de imagem. Apresentava anemia, leucocitose (14.000/mL), bilirrubinas normais e elevação das transaminases e da fosfatase alcalina. O exame físico demonstrou fígado aumentado de tamanho. A ultrassonografia abdominal evidenciou a presença de abscesso hepático único de 7 cm × 8 cm no segmento VI, com conteúdo homogêneo e hipoecoico, apresentando cápsula espessa.

Com relação ao caso clínico descrito, julgue os itens subsecutivos.



A abordagem inicial mais adequada seria a administração de antibioticoterapia. Na falha do tratamento clínico, uma opção seria realizar punção guiada por ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdome.
Alternativas da questão 706916
Pular para o conteúdo principal