Questão 706910

Medicina · 2017

Questão

ID 706910

Disciplina: Medicina

Assunto: Câncer de Pâncreas

Ano: 2017 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


Paciente do sexo feminino, de sessenta e três anos de idade, apresentava empachamento e desconforto abdominal semelhante à cólica de caráter frequente e que cedia sem necessidade de analgesia. Durante a investigação diagnóstica, ela foi submetida a exame laboratorial e ultrassonografia abdominal total. Os resultados dos exames laboratoriais não apresentaram anormalidades. Contudo, a ultrassonografia mostrou a presença de cisto de 4 cm de diâmetro na cabeça do pâncreas. Procedeu-se, então, à realização de tomografia computadorizada de abdome com contraste, pela qual se identificou cisto pancreático de 4 cm de diâmetro de superfície regular, com múltiplos pequenos cistos no seu interior, espesso estroma fibroso, sem comunicação com ducto pancreático principal e com calcificações esparsas próximas da periferia do cisto.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.



O exame adequado para determinar a malignidade do cisto pancreático é a ultrassonografia endoscópica, sendo dispensável a análise citológica e a medida da concentração de marcadores tumorais.
Alternativas da questão 706910
Pular para o conteúdo principal