Questão 706906

Enfermagem · 2017

Questão

ID 706906

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Rabdomiólise

Ano: 2017 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


Paciente do sexo masculino, obeso mórbido, portador de dislipidemia, hipertenso, diabético, com IMC de 43%, em uso contínuo diário de metilformina 850 mg, losartana sódica 50 mg, hidroclorotiazida 100 mg e sinvastatina em dose dobrada, foi submetido a tratamento cirúrgico da obesidade com a realização de cirurgia de Fobi-Capella por via aberta. O procedimento cirúrgico teve duração de 4 horas e 35 minutos, sem incidentes. No primeiro dia do pós-operatório, o paciente passou a sentir dor lombar associada a empastamento muscular. Constatou-se, então, que o paciente apresentava insuficiência renal aguda, sendo necessária a realização de hemodiálise. Após avaliação laboratorial adequada, atestou-se que se tratava de um caso de rabdomiólise aguda.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.



O diagnóstico laboratorial de rabdomiólise é feito pela elevação da enzima creatino-fosfoquinase (CPK), com aumento associado da CPK-MB, no pós-operatório imediato (dois primeiros dias do pós-operatório).
Alternativas da questão 706906
Pular para o conteúdo principal