Questão
ID 703825Disciplina: Medicina
Assunto: Asma
Ano: 2016 Banca: COPESE UFT - Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins Órgão: Universidade Federal do Tocantins
Paciente do sexo feminino, de 28 anos, procura atendimento em pronto socorro, refere ter diagnóstico de asma brônquica. Fazia uso de medicações inalatórias irregularmente (não sabe informar qual) e estava sem a mesma há 2 semanas. Refere que há 1 semana, após mudança climática e exposição a fumaça, apresentou tosse seca, dispneia aos esforços e sibilância. Relata que no período teve despertares noturno com sibilância e dispneia por 2 dias. Ao exame físico, apresenta-se com estado geral preservado, orientada, dispneica, falando frases parciais, com retrações subcostais, sibilos difusos, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 91% ao ar ambiente e FR: 26 irpm.
Diante do quadro clinico e exame físico da paciente, qual é a classificação da intensidade da crise de asma e a classe de medicação necessária, neste momento, para início do tratamento?