Questão
ID 694982Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Assunto: São Paulo - SP
Ano: 2013 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília
Na véspera do Dia Sete de Setembro, a presidenta Dilma Rousseff fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV no qual afirmou que a população tem o direito de se indignar e de cobrar mudanças. No Dia da Independência, protestos contra a corrupção foram convocados em pelo menos 135 cidades do país.
O Estado de S.Paulo, capa, 7/9/2013 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às manifestações populares ocorridas ao longo do presente ano.
No caso da maior metrópole brasileira, São Paulo, os protestos deveram-se ao exorbitante aumento das tarifas dos ônibus urbanos, fato que se repetia pela segunda vez em menos de um semestre, praticamente inexistindo manifestações de cobrança quanto ao comportamento ético dos agentes públicos.