Questão 69116

Artes · 2014

Questão

ID 69116

Disciplina: Artes

Assuntos: Arte Indígena, Cultura e Etnia

Ano: 2014 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


Disponível em: http://www.mzportal.com.br. Acesso em: 12 set. 2014.

Os Wajāpi, povos indígenas do grupo linguístico Tupi-Guarani, vivem em cerca de quarenta aldeias agrupadas no estado do Amapá. Eles desenvolveram uma linguagem única, uma mistura de arte gráfica e verbal chamada Arte Kusiwa. Essa arte reflete sua visão de mundo e, por meio dela, esses povos transmitem conhecimento da vida à comunidade. Eles acreditam que as cores surgiram dos excrementos de uma imensa cobra que anteriormente era um ser poderoso e muito temido e que, depois de exterminada pelos homens, se transforma em anaconda. Os Wajāpi se revestem dos excrementos coloridos do (ser superior) "inimigo" e se tornam "bonitos" e perfumados para evitarem os espíritos da floresta.

Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: http://pib.socioambiental.org.br. Acesso em: 28 jul. 2014 (adaptado).

Com base no texto acima, a arte e a cultura indígena dos povos Wajāpi

I. representam desafios à sociedade brasileira em relação à criação de políticas públicas voltadas para o reconhecimento, respeito, valoração e preservação dessas etnias constitutivas da diversa identidade brasileira. II. constituem um corpo não-diferencial, em que um não existe sem o outro, assim como a proposta, na arte contemporânea, da bodyart. O perigo de sua extinção reside no possível comprometimento da geração mais jovem em valorizar, preservar e conhecer a Kusiwa. III. são baseadas em crenças arcaicas, por esse motivo eles necessitam de políticas públicas voltadas para seu reconhecimento e para construção de uma história adaptada à nossa sociedade, de modo a se atualizarem e, assim, se incluírem no corpo homogêneo da identidade brasileira.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 69116
Pular para o conteúdo principal