Questão 687459

Medicina · 2018

Questão

ID 687459

Disciplina: Medicina

Assunto: Cirurgia da Tireoide

Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


Paciente com quarenta e dois anos de idade procurou o serviço de endocrinologia por apresentar aumento da glândula tireoide e múltiplos nódulos, difusamente em ambos os lobos tireoidianos. A ausência de linfadenomegalia foi constatada pelo exame de ultrassom e verificado crescimento simétrico de ambos os lobos, tendo o maior dos nódulos 4 cm. A punção mostrou tratar-se de lesão classificada como Bethesda IV.

A respeito desse caso clínico e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.



As duas complicações mais temidas na tireoidectomia total são a lesão do nervo laríngeo recorrente e o hipoparatireoidismo.
Alternativas da questão 687459
Pular para o conteúdo principal