Questão 685419

Medicina · 2018

Questão

ID 685419

Disciplina: Medicina

Assunto: Doenças Alérgicas

Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


Lactente de três meses de idade atendido em unidade de saúde apresentava estrias de sangue e muco nas fezes havia dez dias. Na consulta, a mãe relatou que a criança não manifestou vômitos nem febre e que estava recebendo fórmula infantil polimérica de partida, havia cerca de trinta dias, como única fonte de dieta, devido à contraindicação ao aleitamento materno por doença da mãe. Ao exame físico, a criança estava em bom estado geral, corada, hidratada. Ela teve ganho ponderal de 25 gramas/dia nos últimos trinta dias antes da consulta.

A respeito do caso clínico precedente, julgue os itens seguintes.



A alergia apresentada pela criança é uma reação adversa ao alimento de tipo não tóxica, em que está envolvida reação imunológica dirigida à fração proteica do alimento, principalmente, a betalactoglobulina e a caseína.
Alternativas da questão 685419
Pular para o conteúdo principal