Questão 67776

Ciência Política · 2025

Questão

ID 67776

Disciplina: Ciência Política

Assunto: Movimentos Sociais

Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Primeiro Simulado Pnd


Um professor de Ciência Política, em um curso de licenciatura, busca aprofundar a compreensão dos seus alunos sobre a natureza do 'político', para além das instituições formais do Estado. Ele pretende introduzir o pensamento de Chantal Mouffe e sua crítica aos modelos de democracia que buscam a eliminação do conflito, como o deliberativo (Habermas) ou o liberal consensualista. O professor apresenta à turma o seguinte trecho da obra 'Sobre o Político': “O objetivo da política democrática não é eliminar as paixões nem relegá-las à esfera privada, a fim de estabelecer um consenso racional na esfera pública. Pelo contrário, é mobilizar essas paixões na direção da promoção de projetos e práticas democráticas. (...) A distinção entre 'nós' e 'eles' é a condição da possibilidade da formação de identidades políticas. O problema não é a existência dessa distinção, mas a forma como ela é estabelecida. No campo da política, o adversário não é um inimigo a ser destruído, mas um oponente legítimo, cujas ideias combatemos, mas cujo direito de defendê-las não pomos em questão. Isso é o que chamo de 'agonismo'.” (MOUFFE, Chantal. Sobre o Político. 2005). O professor pede, então, que os futuros docentes analisem a crescente polarização política nas redes sociais e em debates públicos à luz do conceito de 'agonismo'.

Considerando a teoria de Chantal Mouffe, analise as seguintes assertivas sobre a polarização contemporânea:

I. A polarização atual reflete um modelo 'agonístico' saudável, pois a existência de um 'nós' (nosso grupo político) e um 'eles' (o grupo oposto) é a própria essência da política democrática, independentemente de como essa relação é construída.

II. O problema da polarização contemporânea, do ponto de vista de Mouffe, não é a existência do conflito, mas sua transformação de um confronto 'agonístico' (entre adversários legítimos) para um confronto 'antagônico' (entre inimigos a serem erradicados), que corrói as bases da associação política democrática.

III. Uma prática pedagógica inspirada em Mouffe buscaria criar em sala de aula um ambiente de consenso e harmonia, ensinando os alunos a evitar o debate de ideias conflitantes para superar a polarização e promover a racionalidade comunicativa.

IV. A transformação de oponentes políticos em 'inimigos morais' (corruptos, fascistas, comunistas), deslegitimando seu direito de participar do debate, é o sintoma da passagem do agonismo para o antagonismo, uma ameaça à democracia.

Estão corretas apenas as assertivas:

Alternativas da questão 67776
Pular para o conteúdo principal