Questão
ID 67670Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)
Assuntos: Globalização, Lugar, Movimentos da Terra
Ano: 2021 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
TEXTO I
A noção (idealizada) de uma época em que os lugares eram (supostamente) habitados por comunidades coerentes e homogêneas é contraposta à fragmentação e à ruptura atuais. Claro que a contrapartida é de alguma forma dúbia: "lugar" e "comunidade" raramente têm coincidido. De qualquer forma, a saudade eventual de uma tal coerência é um sinal da fragmentação geográfica e da ruptura espacial de nosso tempo.
MASSEY, D. O sentido global de lugar. In: ARANTES, A. (org.). Espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p.177-178 (adaptado).
TEXTO II
"Eu costumo usar o Facebook para conversar com as meninas, com a família que mora longe e também para postar sobre a cultura indígena. Na minha aldeia tem rede de Wifi e a conexão é boa", disse Hebert, da etnia Javaé. Ele mostra orgulhoso as curtidas que recebeu ao postar fotos com o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes, que visitou a sua aldeia localizada na ilha do Bananal, no estado do Tocantins. Índios mais velhos também têm aproveitado para criar os próprios perfis.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura. Acesso em: 10 jun. 2020 (adaptado).
Considerando os textos apresentads bem como a complexidade das relações espaciais e do sentido de lugar no contexto da globalização, avalie as informações a seguir.
I. A noção de lugar tem sido preservada na própria essência, garantindo-se, atualmente, a proteção das identidades dos povos tradicionais e mantendo-se sua base central, o etnocentrismo, nas relações entre sociedade e espaço. II. O lugar, entendido como um encontro de trajetórias, é marca fundamental das novas configurações espaço-temporais, e possibilita conexões e criação de movimentos de resistência em diferentes escalas com outras identidades e espaços cuja existência é ameaçada. III. Os lugares, no sentido que adquiriram na globalização, manifestam-se de diferentes modos, social e espacialmente, abrindo-se para novos valores e significados ou até fechando-se em posições radicais nas relações de alteridade.
É correto o que se afirma em