Questão 675191

Medicina · 2023

Questão

ID 675191

Disciplina: Medicina

Assunto: Doenças da Pleura

Ano: 2023 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais


Paciente do sexo masculino, 18 anos, de padrão longilíneo, dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada e dispneia súbita há 1 hora.

Realizada radiografia de tórax que evidenciou presença de pneumotórax moderado à direita. Paciente queixando-se no momento da admissão de leve desconforto respiratório, apresentando frequência respiratória de 18ipm e saturação de oxigênio de 95%.

Sobre esse caso específico, analise as afirmativas a seguir.

I. Nem sempre é necessária a realização de drenagem torácica – o paciente, estando estável do ponto de vista respiratório e hemodinâmico, pode receber oxigenioterapia a 100% e realizar repouso, visando à reabsorção mais rápida do pneumotórax

II. Tal quadro clínico é denominado pneumotórax espontâneo primário e define-se pela ausência de doença pulmonar estrutural que justifique seu aparecimento – ocorre devido à rotura de blebs no espaço pleural e é justamente mais comum na população masculina jovem com biotipo longilíneo

III. Em alguns casos em que a condição seja recorrente, pode ser necessário submeter o paciente ao procedimento de pleurodese.

Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 675191
Pular para o conteúdo principal