Questão 674894

Medicina · 2023

Questão

ID 674894

Disciplina: Medicina

Assuntos: Hemoglobinopatias, Falciforme e Talassemias

Ano: 2023 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais


Acerca das intercorrências infecciosas no paciente com anemia falciforme, analise as afirmativas a seguir.

I. O risco de septicemia e/ou meningite chega a ser 600 vezes maior do que em crianças sem doença falciforme, portanto os falcêmicos com doença febril sem foco aparente, mesmo que sem sinais de sepse, devem receber terapia empírica com cefepima + vancomicina.

II. Se na avaliação da febre não for detectada qualquer etiologia, os antibióticos devem ser mantidos por no mínimo 72 horas até resultados das hemoculturas.

III. A cobertura antibiótica para Mycoplasma pneumoniae está indicada em associação à cefalosporina no paciente com síndrome torácica aguada.

IV. Se for confirmada ou existir suspeita forte de osteomielite, fazer esquema com oxacilina e clindamicina.

V. A crise aplásica por parvovirose pode ser diferenciada do sequestro esplênico por cursar reticulopenia, com enquanto o sequestro leva à reticulocitose.

Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 674894
Pular para o conteúdo principal