Questão
ID 67367Disciplina: Língua Portuguesa
Assuntos: Conto, Práticas Linguístico-discursivas e Formação do Leitor e do Escritor
Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Quarto Simulado Pnd
Um professor de literatura do Ensino Médio, em uma escola com uma biblioteca bem equipada, planeja uma unidade sobre o letramento literário. Ele observa que seus alunos, mesmo sendo bons leitores de textos informativos, abordam a literatura com uma mentalidade 'científica': buscam uma única interpretação 'correta', um 'resumo' do enredo e uma 'mensagem' ou 'moral da história'. Eles demonstram dificuldade em lidar com a ambiguidade, a ironia e a complexidade psicológica dos personagens. O professor quer desafiar essa postura e promover uma forma de leitura mais aberta e reflexiva. Ele se baseia na noção de 'conhecimento desconfortável' (uncomfortable knowledge) de Erica McWilliam, que argumenta que a verdadeira aprendizagem muitas vezes envolve desestabilizar as certezas do aluno. Ele escolhe para leitura o conto 'A Hora e a Vez de Augusto Matraga', de Guimarães Rosa. O conto, com sua violência, sua linguagem desafiadora e sua complexa jornada de redenção do protagonista, certamente provocará desconforto. A aposta do professor é que esse desconforto, se bem mediado, pode levar a um letramento literário mais profundo. Ele encontra a seguinte reflexão: 'A formação do leitor literário não se dá apenas pela fruição, mas também pelo confronto. Textos que nos tiram de nossa zona de conforto cognitivo e ético são os que mais potencializam a reflexão crítica sobre a condição humana e sobre a própria linguagem.'
Analise as seguintes estratégias do professor para mediar a leitura do conto:
I. Antes da leitura, o professor adverte os alunos de que o conto tem uma única interpretação correta, que é a de que a violência nunca compensa, e que eles devem buscar elementos no texto para confirmar essa tese.
II. Durante a leitura, o professor promove debates sobre as passagens mais 'desconfortáveis', como a violência brutal de Matraga ou sua busca radical por salvação, fazendo perguntas abertas como: 'Até que ponto a busca por redenção justifica as ações de Matraga? O que o conto nos leva a pensar sobre a natureza do bem e do mal?'.
III. Como atividade final, em vez de uma prova de fatos, o professor pede que os alunos escrevam um ensaio reflexivo sobre uma questão que o conto lhes provocou, ou que criem uma peça de arte (desenho, música) que expresse sua interpretação da jornada do protagonista.
Qual(is) da(s) estratégia(s) é(são) consistente(s) com a promoção do letramento literário através do 'conhecimento desconfortável'?