Questão
ID 672866Disciplina: Serviço Social
Assunto: A Questão Social
Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Fundação da Criança e do Adolescente do Pará
Um fenômeno social típico no espaço urbano nos dias de hoje tem sido a verdadeira proliferação de grupos de pessoas organizadas na forma de gangues, sob motivações diversas, que envolvem arruaças, brigas, lesões corporais e até mortes, além do consumo de álcool e(ou) drogas ilícitas. Em sua ampla maioria, as gangues são compostas por menores de idade, e, entre seus membros adultos, a maioria deles costuma estar abaixo dos 23 anos de idade.
Acerca do assunto objeto do texto acima, julgue os seguintes itens.
Como, em sua maioria, as gangues se formam no seio das classes mais pobres, tende-se a enfatizar a explicação da causa de natureza socioeconômica como suficiente para entender o porquê da conduta predatória.