Questão 655582

Física · 2009

Questão

ID 655582

Disciplina: Física

Assunto: Empuxo (Princípio de Arquimedes)

Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento


Durante a realização de um procedimento analítico, um químico necessitou efetuar a transferência de determinada quantidade de um líquido L. Para isso, ele utilizou uma pipeta volumétrica previamente calibrada por meio da pesagem da massa de água destilada que por ela é transferida. Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.



Se a calibração da balança analítica utilizada na pesagem da água transferida pela pipeta foi realizada com um peso padrão, cuja densidade é igual a 8,0 g/mL, e se não foi efetuada nenhuma correção relativa aos efeitos do empuxo do ar atmosférico, é correto concluir que a massa real de água transferida era menor do que o valor lido na balança.

Alternativas da questão 655582
Pular para o conteúdo principal