Questão 65487

Sociologia (Ciências Sociais) · 2025

Questão

ID 65487

Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)

Assunto: Teoria Queer

Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Quarto Simulado Pnd


Um professor de filosofia, ao discutir a filosofia e questões de gênero, apresenta o conceito de 'queer'. O termo, que originalmente era um xingamento para pessoas homossexuais, foi ressignificado pelo movimento e pela teoria queer.

A teoria queer, em sua essência, propõe:

I. A desconstrução das identidades de gênero e de sexualidade, questionando a ideia de que existem identidades fixas, naturais e binárias (homem/mulher, heterossexual/homossexual).

II. Uma crítica à normatividade, ou seja, aos processos que estabelecem certas identidades e práticas como 'normais' e outras como 'anormais' ou 'desviantes'.

III. A defesa de uma política de coalizão que não se baseia em identidades estáveis, mas em alianças fluidas e contextuais contra as diversas formas de opressão.

IV. A criação de novas categorias de identidade mais precisas e fixas para substituir as antigas.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas da questão 65487
Pular para o conteúdo principal